Agronegócio online: como a internet tem sido uma grande aliada?

Agronegócio online: como a internet tem sido uma grande aliada?
4 minutos para ler

O proprietário rural que está pensando em engrenar sua produção não pode perder o texto de hoje: aprenda como o agronegócio online pode melhorar a sua vida.

Acompanhar os avanços tecnológicos é essencial para todos os setores. No agronegócio, a internet veio para otimizar os processos, conectando o campo e trazendo praticidade.

O uso da internet nas fazendas ainda é uma realidade distante no Brasil, mesmo assim, muitos produtores vêm aderindo à prática. Isso acontece porque, além do destaque entre a concorrência, na realidade, o produtor não tem nada a perder ao utilizar tecnologia.

Achou que essa é uma boa oportunidade? Então, confira o conteúdo completo!

Importância do agronegócio online

Caso ainda esteja em dúvidas em relação aos benefícios da internet no campo, saiba que ela proporciona a redução de custos, aumentando a produtividade e reduzindo os erros decorrentes dos processos de produção.

Existem muitos aplicativos de smartphones que facilitam a vida do homem rural. Podemos citar, por exemplo, os de previsão do tempo e aqueles que ajudam a acompanhar a cotação dos valores da carne e dos grãos.

Isso quer dizer que o produtor tem, na palma da mão, todas as informações necessárias para tomar decisões que ajudam na produtividade, na prevenção de prejuízos e no aumento dos lucros.

Os benefícios não param por aí: com o agronegócio online, você é capaz de pesquisar pelos melhores preços de insumos, acessar pesquisas importantes elaboradas por alguns órgãos, como a Embrapa, além de poder trocar informações com outros produtores rurais.

Aplicações do agronegócio online

Chegou a hora de conferir três aplicações da internet para o empreendedor rural. Acompanhe e fique por dentro das novidades!

Monitoramento online

Uma das vantagens da utilização dos recursos online na sua fazenda é a capacidade de monitorar todas as etapas da sua produção em qualquer lugar em que você esteja.

Você pode, por meio de aplicativos, verificar a dieta ideal de cada animal do seu rebanho e constatar a falta de nutrientes. Também existem aqueles que informam a umidade do ar, a temperatura do dia e os nutrientes do solo. Enfim, os exemplos são muitos e as vantagens também.

Dados integrados

Utilizando a internet no seu empreendimento, você integra diversas informações que são necessárias para o bom funcionamento da fazenda.

Você pode, por exemplo, cruzar os documentos de segurança do trabalho exigidos pela NR 31 de todos os funcionários e enviá-los online. Esse processo é realizado por meio do aplicativo eSocial desenvolvido pelo Governo Federal.

Tecnologias completas

Alguns equipamentos modernos utilizam um sistema integrado que necessita de internet para funcionar corretamente. Existem, por exemplo, aqueles que integram balança, chip e smartphone, para enviar informações sobre o rebanho.

Além disso, países de primeiro mundo vêm utilizando um conjunto de equipamentos, como drones e imagens de satélite, que permite o monitoramento online de pastos de proporções imensas, sem a necessidade de sair de casa.

Problemas da internet no campo

Alguns problemas decorrentes da falta de estrutura ainda são empecilhos para o uso da internet na zona rural. Diversas regiões do país onde a tecnologia foi inserida sofrem com falta de sinal, dificultando, dessa maneira, a troca de informações em tempo real. A eficiência da ferramenta é reduzida e ela acaba não funcionando da forma como foi planejada.

Agora que você está por dentro do agronegócio online, não pode perder a oportunidade de colocar a mão na massa e aplicar a tecnologia na sua fazenda.

E aí, está pensando em comprar ou vender produtos agrícolas? Conheça a plataforma Rural Vende! Lá, você encontra tudo para o homem do campo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-