Agropecuária e tecnologia: saiba como é possível otimizar tempo

Como a tecnologia pode ajudar na sua fazenda
3 minutos para ler

Principal atividade econômica brasileira, a agropecuária necessita de inúmeros investimentos para se manter na vanguarda da produção.

Para acompanhar o crescimento populacional e ainda manter a qualidade dos produtos comercializados, é preciso unir agropecuária e tecnologia.

Essa união tem o intuito de otimizar o tempo e os processos produtivos.

E você, já inovou em sua propriedade? Continue lendo este post e aprenda como os recursos tecnológicos podem ser excelentes aliados!

A agropecuária e a tecnologia andam juntas

Imagine contar todo o seu rebanho toda semana para saber se houve alguma perda, transportando os animais até o mangueiro, com todas as dificuldades existentes no processo! Ou verificar que as plantas estão sendo atingidas por pragas.

Agora, ao adotar mecanismos tecnológicos, como o rastreamento completo, você poderá verificar no seu computador tanto o número do gado quanto o local em que cada um se encontra.

É possível, ainda, controlar o uso dos defensivos agrícolas nas plantações e acompanhar as tendências climáticas para não ter surpresas indigestas ao longo do plantio.

Com isso, utilizando aplicativos compatíveis com Android e Apple, os funcionários poderão ter todos os movimentos da propriedade na palma das mãos, podendo prever possíveis problemas antes que algo negativo aconteça.

Dessa maneira, a produtividade fica bem mais otimizada, aumentando não só os lucros, como também a qualidade dos produtos comercializados.

As novas tecnologias são acessíveis aos pequenos produtores

Ao contrário do que muita gente pensa, as novas tecnologias têm custo acessível até mesmo para os pequenos produtores ou agricultores familiares.

Ou seja, monitoramentos por GPS e sensores nos animais têm valor compatível com a realidade e possuem custo-benefício bem atrativo.

Os aplicativos de celulares que auxiliam nas tomadas de decisão são outros meios bem úteis na melhoria da produtividade e gestão do campo.

Há planos com preços acessíveis de empresas especializadas voltados exclusivamente aos pequenos produtores.

Esses produtores, podem se atualizar sem a necessidade de robustos investimentos.

A tecnologia auxilia no controle dos gastos

Além da parte operacional, agropecuária e tecnologia são ainda boas parceiras no quesito administrativo, já que existem softwares que fazem o controle dos gastos.

É possível, por exemplo, saber através da tecnologia:

Quanto de determinado insumo será necessário para a próxima safra?

Qual o valor dos impostos que incidirão tanto no pagamento dos funcionários quanto na venda do que é produzido?

A agricultura de precisão faz ainda o controle dos custos de produção, evitando investimentos desnecessários, fator fundamental para uma boa gestão.

É possível diminuir os desperdícios energéticos e também verificar a produtividade de cada setor de uma plantação.

Dessa forma, os recursos tecnológicos vieram para acompanhar as inovações do mercado agrícola e nos ajudar!

Hoje eles são um investimento primordial para quem quer crescer e produzir mais.

E você, gostou do nosso post? Quer sempre se manter informado sobre as novidades de agropecuária e tecnologia? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-