Quais os benefícios da compostagem e adubação orgânica no agronegócio?

4 minutos para ler

 

 

A otimização do agronegócio é essencial para conquistar uma melhor produtividade a longo prazo, bem como obter produtos com melhor qualidade, conquistando assim uma melhor reputação com seus clientes. E, para isso, pode-se lançar mão de diversas estratégias, tais como manter um manejo eficiente, selecionar as sementes adequadamente e, também, utilizar compostagem e adubação orgânica em seu plantio.

Já experimentou alguma dessas estratégias? Se ainda não, continue lendo e descubra quais são as mais utilizadas atualmente, bem como quais os benefícios em sua aplicação.

Quais são os principais fertilizantes naturais utilizados atualmente?

Os fertilizantes orgânicos são aqueles que não utilizam elementos químicos/sintéticos em sua elaboração. Ou seja, não têm metais pesados ou componentes tóxicos.

Estão entre os principais utilizados:

  • calcário dolomítico;
  • calcário calcítico;
  • calcário magnesiano;
  • pós de rochas;
  • cinzas;
  • carvões;
  • bagaço de cana, entre outros.

Todos eles podem ser encontrados em casas especializadas, de forma a encontrar aquela que mais se adéqua às necessidades do seu plantio.

Quais os principais métodos de compostagem?

Já no que concerne aos métodos de compostagem, a finalidade é transformar material orgânico em adubo, reciclando-o e garantindo o uso eficiente deles para a adubação do solo. Estão entre os principais métodos utilizados para realização da compostagem:

Compostagem aeróbia

Na compostagem aeróbia, a decomposição do material orgânico é feita por meio de microrganismos que necessitam de oxigênio para sobreviver. No processo pode-se chegar a altas temperaturas (até 70°C).

O procedimento não libera odores excessivos, bem como também é um processo mais rápido em comparação ao anaeróbio. Seu resultado final é o composto orgânico, rico em húmus e nutrientes que auxiliam na adubação do solo.

Compostagem anaeróbia

Na compostagem anaeróbia, a decomposição do material orgânico é feita por meio de microrganismos que sobrevivem a ambientes de baixa oxigenação. Normalmente ocorre por meio de baixa temperatura. Durante o processo, o material orgânico libera um forte odor e há um processo mais demorado para que ele se estabilize.

Compostagem mista

Nesse tipo de compostagem há a presença tanto de processos aeróbios quanto de anaeróbios.

Quais os benefícios do uso de compostagem e adubação orgânica para o agronegócio?

A escolha por compostagem e adubação orgânica no plantio de sua fazenda pode trazer uma série de benefícios importantes em curto e longo prazo, tais como:

Redução da contaminação do solo

Um dos principais problemas do uso de adubos e fertilizantes químicos é a contaminação a longo prazo do solo.

Isso porque há compostos que podem prejudicar a curto e a longo prazo, principalmente metais pesados como chumbo, mercúrio, cromo, cádmio e arsênio.

Eles contribuem para, a longo prazo, a contaminação do solo, tornando-o infértil, bem como também prejudicam o lençol freático na região do plantio.

O uso de compostagem e adubação orgânica evita esse problema.

Redução da contaminação dos produtos

O próprio plantio sofre com a contaminação dos agrotóxicos e fertilizantes químicos.

O processo gera bioacumulação, ou seja, por meio dos alimentos que são consumidos pode-se contaminar os seres humanos, seja de forma direta (por exemplo, por meio do consumo de vegetais), ou indireta (consumir carne de animais que consumiram vegetais contaminados).

Muitos dos metais pesados contidos nesses produtos causam sérios prejuízos ao organismo, tais como:

  • desenvolvimento de tumores malignos;
  • danos ao sistema nervoso;
  • hematomas;
  • náuseas;
  • alterações urinárias;
  • reações cutâneas, entre outras.

Possibilidade de explorar o mercado de produtos orgânicos

Em busca de uma alimentação saudável, bem como fugir da contaminação causada por substâncias cancerígenas, cada vez mais pessoas compram apenas alimentos orgânicos. Esse é um mercado em franca expansão, de forma que poderá conquistar mais vendas e, com isso, aumentar a sua rentabilidade.

Agora você já sabe os benefícios da compostagem e adubação orgânica. Quer mais dicas de como impulsionar as vendas do seu agronegócio? Acompanhe nosso Facebook e Instagram e receba todas as nossas atualizações em seu feed!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-