Que tal uma xícara de café torrado por energia solar?

2 minutos para ler

O que uma antena parabólica, 100 espelhos de plástico e um filtro de brócolis têm em comum? Uma xícara de café! É isso mesmo que você acabou de ler. Esta estranha combinação pode, sim, fazer você ter um pouco da bebida preferida dos brasileiros. E foram os irmãos norte-americanos Mike e David Harktop que tiveram essa ideia.

Mike era um estudante do café, enquanto David trabalhava como artista em efeitos especiais e, nas horas vagas, atuava como um inventor interessado em novas possibilidades de energia. Eles, então, uniram seus conhecimentos e criaram a primeira máquina de torrar café por energia solar.

 

xícara de caféIrmãos servem xícara de café torrado através de energia solar (Foto: Reprodução/Solar Roast Coffee)

 

A invenção dos irmãos só começou a dar certo em 2005, quando nasceu a Helios I, primeira máquina capaz de torrar café através da energia solar. Homenageando o deus grego do sol, a máquina só poderia torrar uma xícara de café por vez, até que, em 2006, os irmãos Harktop decidiram colocar a o experimento na estrada.

Com a Helios III, eles construíram um trailer e saíram do estado do Oregon, nos Estados Unidos, e foram em busca de um novo local de trabalho. Foi no município de Pueblo, no estado do Colorado, que a dupla se instalou e pôde inovar ainda mais. Construindo o Helios IV, que podia produzir 30 xícaras de café em aproximadamente 20 minutos, Mike e David expandiram seus negócios e começaram a fornecer café para 40 clientes.

Saiba como preparar o melhor café em casa

Já em 2010, a Solar Roast Coffee (Café Torrado Solar, em português) recebeu um incentivo do município de Pueblo para criar uma nova máquina, a Helios V, que foi produzida no telhado da conveniência dos irmãos, em julho de 2012. Graças a este incentivo, os irmãos agora participam efetivamente da comunidade local, inclusive promovendo intervenções artísticas. O produto, inclusive, recebeu uma certificação do governo americano, por ser 100% orgânico.

Para saber mais sobre a Solar Roast Coffee, clique aqui (em inglês).

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-