Como ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo

3 minutos para ler

Pequenos, médios ou grande, de raça ou vira-latas, um cão faz a alegria de qualquer ambiente. Estudos comprovam que a presença de um animal de estimação pode ajudar a combater até a depressão. No entanto, ter um cão em casa requer disciplina, principalmente se você tiver a intenção de ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo.

 

Como ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo
Como ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo

Se você quer ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo, em primeiro lugar, vai precisar ter paciência. Treinar um cão é uma tarefa que exige semanas. Até que ele aprenda, coibi-lo por fazer no local errado pode ser ainda pior. Por isso, vamos às dicas.

  1. Para ensinar seu cachorrinho a fazer as necessidades no lugar certo, escolha uma área com um bom espaço para que seu cão possa conviver – brincar, se alimentar e, é claro, fazer suas necessidades. Forre todo o local com jornal, para que seu pet se sinta livre.
  2. Acompanhe-o nas brincadeiras e observe seu comportamento. Quando ele fizer as necessidades no jornal, comemore com ele, brinque, busque agradá-lo de alguma maneira.
  3. Com o passar dos dias, diminua a área do jornal. Onde o cão escolher dormir, substitua por um pano. Tire o jornal, também, do local onde está a ração e a água. Caso ele faça as necessidades no local errado, volte o treinamento em um dia, mantendo a área do jornal.
  4. Mais ou menos na terceira semana, você já pode deixá-lo andar pela casa, no entanto, sempre que depois de comer (ou a cada duas horas), coloque-o na área do jornal e só deixe-o sair depois que ele fizer as necessidades. Faça isso também se você perceber que ele está cheirando muito a casa, procurando um local ideal.
  5. Caso ele faça as necessidades no local errado, diga NÃO em um tom firme (mas sem provocar medo), pegue-o e leve até a área do jornal. Se ele terminar suas necessidades ali, comemore como se ele tivesse acertado.
  6. Procure deixar o jornal para as necessidades sempre no mesmo local. Em pouco tempo, vai perceber que o cãozinho está procurando por ele sozinho.

 

Saiba mais: Mercado Pet está em alta no Brasil

 

Durante o processo do treinamento, é melhor que você não tenha tapetes em locais de fácil acesso para o cão (como a sala, sala de jantar ou quarto, por exemplo). Uma outra boa dica é utilizar um jornal já com xixi para “atrair” seu cão a fazer as necessidades sempre naquele local.

E se você, inclusive, não quer que seu cão destrua os jornais que espalhar pela casas, pode umedecê-lo levemente. Dessa forma, caso o jornal rasgue, não fará barulho, e o seu cão provavelmente não ficará tentado em brincar com ele.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-