Capacitar os funcionários da propriedade rural? A chave do sucesso!

4 minutos para ler

A gestão do agronegócio é, sem dúvidas, uma tarefa complexa. Alguns princípios, no entanto, podem facilitar a vida do gestor.

Um desses preceitos é capacitar os funcionários de uma propriedade rural.

Se, a princípio, a ideia parece complicada ou desnecessária, esse é o momento de colocar prós e contras na balança e desfazer-se dessa impressão.

De fato, realizar um treinamento pode alterar a rotina de uma empresa por alguns dias — o que requer uma pitada extra de organização para manter o ritmo de trabalho.

A decisão pode envolver também gasto adicional, mas nada que comprometa o seu bolso, já que a dimensão dos cursos deve ser definida de acordo com o seu orçamento.

Por outro lado, como será o funcionamento do seu negócio operado por funcionários ainda mais qualificados? Qual será o retorno financeiro?

Para ajudá-lo nessa reflexão, listamos os benefícios de treinar sua equipe, independentemente de ser você um pequeno ou um grande produtor. Confira!

Funcionários mais bem preparados

Além de cumprir o que foi planejado para o dia a dia de trabalho, é preciso saber lidar com imprevistos, surpresas desagradáveis e problemas cotidianos. É inevitável!

Todo inconveniente representa um entrave no fluxo das atividades e demanda que alguém pare o que está fazendo para resolvê-lo.

Não é melhor ter pessoas com mais conhecimento técnico para encontrar uma solução?

Quem recebe treinamento tem mais chances de identificar corretamente tanto o obstáculo quanto a melhor resposta a ele. E o melhor: com mais rapidez.

Aumento da produtividade

Alguns trabalhadores contam com uma grande experiência prática no que fazem, mas não foram formalmente ensinados a operar um determinado equipamento.

Ou seja, eles sabem como manipular a máquina, mas talvez não conheçam a melhor forma de fazê-la.

Isso significa que a produção pode estar abaixo da sua capacidade apenas porque alguém não desenvolveu todo o seu potencial.

Um treinamento pode solucionar dúvidas, melhorar performances e ensinar novas aptidões aos participantes.

Tudo isso representa um salto na qualidade dos processos — e isso será traduzido em vantagem competitiva no mercado.

Mesmo os funcionários que tiveram uma formação sólida precisam se atualizar.

As técnicas, o maquinário e a tecnologia estão em constante transformação, e a mão de obra precisa acompanhar essas mudanças de mercado.

Trazer as tendências para dentro do seu negócio, de forma didática, acredite, vai descomplicar sua gestão.

Melhor ambiente de trabalho

Quando você investe em quem trabalha com você, o ambiente se transforma.

Os funcionários tendem a se sentir mais confiantes e mais motivados a aprender e a executar.

Afinal, quem não quer fazer as tarefas diárias em menos tempo e com mais expertise?

O resultado é o ganho para a qualidade do serviço prestado na propriedade rural e também para o desenvolvimento do trabalhador.

Outro benefício é ter, entre os seus contratados, alguém que resolva grande parte de suas demandas.

Assim, você não precisa buscar profissionais externos e seus funcionários veem mais um motivo para trabalhar para você — já que enxergam possibilidade de ascensão profissional.

Ou seja, com a mão de obra mais preparada, a rotatividade deve cair — visto que essa entrada e saída de pessoal custa caro!

Além disso, a capacitação pode ser uma oportunidade de integração entre os colegas de trabalho.

Redução de custos

Com a capacitação, várias tendências positivas caminham juntas: a produtividade vai melhorar, os trabalhadores farão mais em menos tempo — utilizando as melhores técnicas para a execução de tarefas —, os acidentes vão diminuir e o quadro de pessoal vai se tornar mais estável.

Em conjunto, essas predisposições vão resultar em redução de custos.

Se a qualidade da sua produção e parte das suas despesas estão diretamente ligadas aos seus funcionários, ao investir neles, você conseguirá melhorias em todo o processo. Funciona como um efeito dominó.

Agora que você já aprendeu a importância de capacitar os funcionários, assine nossa newsletter e conheça ainda mais de perto o segmento do agronegócio.

Basta deixar seu e-mail na barra que aparece no topo da tela e pronto!

Você também pode gostar

2 comentários em “Capacitar os funcionários da propriedade rural? A chave do sucesso!

Deixe uma resposta

-