Como o classificado do agronegócio pode alavancar suas vendas?

6 minutos para ler

O agronegócio têm crescido como um dos setores mais importantes da economia nacional — chegando a ocupar 23,5% do PIB, a maior participação dos últimos 13 anos segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil. Por isso, anunciar os seus produtos e serviços num classificado do agronegócio pode ser fundamental para alavancar as vendas nesse cenário.

O classificado faz parte do planejamento de comunicação e marketing que o produtor rural precisa ter. Afinal, ele pode trazer benefícios, como:

  • ampliação da comunicação do seu negócio;
  • estreitamento da relação entre produtores;
  • conquista e fidelização dos consumidores.

Qualquer negócio precisa ter bem definido todo o seu trajeto de venda, desde quando o produto é entregue à empresa distribuidora até o momento em que chega às mãos do consumidor final. Por essa razão, o marketing deve ser baseado em entregas de resultados reais.

Geralmente, o foco do produtor rural se concentra nas atividades que envolvem a produção, ou seja, máquinas agrícolas, fertilizantes, insumos e serviços relacionados. Por outro lado, o marketing no agronegócio faz com que haja um melhor posicionamento da marca — e quando falamos de marketing, não nos referimos somente ao tradicional, mas também ao digital.

Quer entender, em detalhes, como o classificado do agronegócio pode alavancar as suas vendas? Então, continue lendo até o final!

Quais são as vantagens do marketing digital?

Enquanto o marketing tradicional se baseia em atrair o público por meio de campanhas em veículos, como televisão, rádio, jornal etc., o marketing digital tem as suas ações realizadas na Internet, em canais, como sites, blogs, e-mail, redes sociais, entre outros.

Uma das vantagens do marketing digital é a capacidade de mensuração de resultados. Ao contrário de uma propaganda na TV ou de um outdoor, em que não é possível saber quantas pessoas foram alcançadas, na Internet, quase todas as ações podem ser mensuradas de forma precisa.

Por exemplo: é possível saber quantas pessoas acompanham e interagem com a sua marca nas redes sociais, quantos indivíduos leram um conteúdo do seu blog ou quantos abriram os e-mails da sua newsletter. Isso é muito importante para saber como está o nível de engajamento com distribuidores e consumidores finais.

E, por falar nisso, outra vantagem que o marketing digital oferece é a segmentação do público-alvo. Enquanto uma campanha de marketing tradicional é voltada a todos os tipos de pessoa, o digital pode ser segmentado a um tipo de público com maior potencial de comprar o produto.

As redes sociais são canais mais assertivos para fazer essa segmentação, além de serem pertinentes ao agronegócio, pois, entre os produtores rurais, 42% tem acesso à Internet, e 67% deles estão no Facebook, segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.

Quais as dicas para aumentar as vendas no agronegócio?

Ter uma boa estratégia de marketing é a base para trazer mais vendas. Por isso, separamos, a seguir, algumas dicas para alavancar as suas. Confira!

Invista no relacionamento com clientes

Quando um cliente compra o produto da sua fazenda, o que ele mais quer é sair satisfeito e voltar a fazer negócios com você. Para que isso aconteça, é essencial ter um bom relacionamento com o público. Assim, esteja presente nos canais de comunicação e conte sempre com um atendimento de qualidade.

Preste atenção ao estoque

Uma vez que alguns de seus produtos estejam sendo vendidos mais rapidamente do que outros, deve-se fazer a reposição. Fique atento à sua gestão de estoque, de modo que você identifique quais são os itens mais pedidos e possa repô-los o quanto antes. Dessa forma, você passa a entregar os produtos dentro do prazo estabelecido e não perde nenhuma venda.

Promova a sua linha de produtos

Para aumentar as vendas, é preciso que seus clientes saibam tudo o que você tem e quais valores eles podem agregar ao consumidor final. Logo, invista num catálogo de produtos para diversificar as vendas e atender às necessidades dos clientes.

Faça um lançamento caprichado

O lançamento de um novo produto sempre chama a atenção do público, mesmo quando se trata de um relançamento. Contudo, em vez de fazer altos investimentos em showrooms e materiais impressos, é mais compensatório fazê-lo nos meios digitais.

Um blog com artigos que interessem ao seu público, um canal no YouTube e publicações nas redes sociais podem mostrar que o seu negócio está por dentro das tendências tecnológicas, além de dar ideias para novas estratégias de divulgação, o que pode, como consequência, ampliar as vendas.

Conte com uma assessoria de imprensa

Ampliar a visibilidade do seu agronegócio é crucial para alavancar seus negócios — esse é um dos benefícios que a assessoria de imprensa é capaz de trazer. Com o suporte dela, você terá a exposição necessária nos veículos de comunicação. Matérias são publicadas em jornais, revistas, entre outros canais, sobre a sua empresa e os produtos que ela oferece.

A assessoria de imprensa também deve fornecer relatórios sobre o retorno do investimento realizado e o impacto das ações executadas.

Anuncie num classificado do agronegócio

Essa é a mais importante das dicas. Afinal, o classificado é lido por um público específico que realmente tem interesse nos produtos e serviços que estão sendo ofertados. Por isso, trate de que seus produtos estejam presentes numa plataforma de classificado voltada ao agronegócio.

Como funciona uma plataforma de classificado do agronegócio?

Agora que você sabe a importância do marketing para gerar mais vendas, é hora de saber como os classificados podem ajudá-lo a chegar lá. O Rural Vende — O Classificadão do Agronegócio é uma plataforma desenvolvida exclusivamente para quem quer comprar, vender e fazer bons negócios no segmento.

Portanto, você pode criar anúncios dentro dos seguintes departamentos:

  • máquinas;
  • produtos agropecuários;
  • veículos;
  • animais;
  • alimentação;
  • saúde animal;
  • vestuário;
  • serviços;
  • imóveis.

Portanto, para criar um anúncio no Rural Vende, o primeiro passo é escolher um dos segmentos acima que corresponda ao seu produto. Cada um dispõe de categorias e, em alguns casos, de subcategorias.

Qualquer pessoa pode anunciar de forma gratuita desde que respeite os limites de cada categoria conforme apontamos na tabela dos classificados. É permitido anunciar produtos diferentes em categorias diversas, desde que seja respeitado o limite de anúncios gratuitos.

Caso o seu interesse seja adicionar mais anúncios, você pode escolher o plano do Rural Vende que melhor o atenda: Basic, Pro ou Premium.

Aliás, gostaria de saber como o classificado do agronegócio do Rural Vende pode funcionar para você? Então, entre em contato conosco e vamos conversar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-