Como os leilões têm fortalecido o agronegócio nos último anos? Entenda!

3 minutos para ler

Mesmo com as crises, instabilidades e situações adversas do mercado financeiro, o setor de agronegócio não sofreu grandes impactos. É o que dizem as pesquisas realizadas com base no Produto Interno Bruto do ano de 2016.

Uma modalidade que vem ganhando fortemente o espaço no setor do agronegócio é a compra e venda de maquinário e de lotes de gados em leilões promovidos pelos Sindicatos de Produtores Rurais.

Os leilões do agronegócio têm uma expectativa de público em torno de 400 mil pessoas. Entenda, a seguir, como esses eventos acontecem e qual a importância deles para a movimentação dos setores do agronegócio do país!

Principais leilões do agronegócio

Exposição Agropecuária de Uberlândia

A cidade de Uberlândia, que compõe o Triângulo Mineiro, tem sua economia fortemente engajada no agronegócio. Por isso, o local abriga os leilões de lote de gados feitos na Exposição Agropecuária de Uberlândia, que ocorre anualmente entre os meses de agosto e setembro.

Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais, esse evento agropecuário tem uma movimentação significativa, o que permite aos criadores do Paraná, Mato grosso do Sul e São Paulo participar e trazer seus gados para a exposição.

Leilão Insolo Agroindustrial

Esse leilão tem a modalidade online. O comprador acessa o portal Superbid e, em uma espécie de plataforma, presente em cinco países da América Latina, passa a dar lances para a aquisição de máquinas agrícolas que eram de outras empresas e que estavam inutilizadas. Assim, é possível obter preços mais acessíveis.

Esse tipo de leilão tem movimentado o setor de agronegócio no estado do Piauí nos últimos anos. Ele acontece no mês de novembro, por meio do próprio portal Superbid.

Leilão Expoagro

Responsável pela maior movimentação no setor agropecuário do estado de Alagoas, a Expoagro registrou, no ano de 2016, cerca de R$ 10 milhões com o leilão de animais. O evento também tem uma espécie de shopping de animais para todos os gostos e, conforme a organização, os anos seguintes costumam ser melhores que os anteriores, pois sempre há novidades.

A diversidade de animais atrai muitos criadores e, consequentemente, promove a geração de negócios para o pecuarista alagoano e nordestino. O evento acontece no mês de outubro e a programação é organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), em Maceió.

A importância dos leilões

Como toda ação gera uma reação, além de alavancar a economia do país e promover a aquisição — seja de gado, seja de máquinas ou outras alternativas para o agronegócio —, os leilões ajudam a espalhar a qualidade da genética dos animais por todo o Brasil.

Isso acontece porque são levadas para as exposições raças saudáveis, de boa genética e que enchem os olhos dos criadores.

Esse segmento impulsiona e promove a melhoria da economia brasileira, além de gerar muitos empregos. Portanto, mesmo em tempos que a crise assola o país, é interessante divulgar e promover os leilões do agronegócio.

E aí? Gostou do conteúdo? Siga o nosso perfil nas redes sociais para ficar por dentro de outras novidades. Estamos presentes no FacebookInstagramTwitter e Youtube! Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-