Como plantar feijão? Confira nossas 5 dicas

como plantar feijão
4 minutos para ler

O feijão faz parte da combinação mais famosa no prato dos brasileiros: o feijão com arroz! Por ser um alimento comum e de fácil plantio é um dos investimentos mais lucrativos para pequenos produtores rurais.

A planta do feijão é cultivada a fim de extrair suas sementes. Além de delicioso, ele tem alta quantidade de nutrientes e ferro.

Existem vários tipos de feijão, sendo o feijão-carioca, o feijão-preto e o feijão-branco os mais consumidos no dia a dia dos brasileiros e brasileiras.

Se você está em busca de dicas de como plantar feijão e aumentar os seus lucros, está no lugar certo! O plantio desse alimento é simples, desde que haja conhecimento específico necessário e estratégias antes de começar a investir nesse novo negócio!

Mas não se preocupe, a seguir, você encontra 5 dicas de como plantar feijão de maneira correta e eficiente! Confira!

1. Escolha e cuide bem do solo para cultivo

O solo adequado para o cultivo de feijão é aquele que tem uma boa drenagem de água, que garanta uma raiz úmida e não encharcada, com uma profundidade mediana e pH neutro (entre 6,5 e 7).

É fundamental que o solo destinado ao cultivo dos feijões seja rico em matéria orgânica, de forma que aumente sua fertilidade sem a necessidade de insumos agrícolas industrializados. Sempre dê preferência a uma produção orgânica, principalmente do feijão, que é um alimento bastante consumido pelas pessoas.

Além das propriedades fertilizantes, a matéria orgânica garante ao solo resistência à erosão, causada por chuvas/ventos, e a manutenção da umidade do solo.

2. Esteja atento ao clima da região escolhida

O clima quente é ideal para cultivar feijoeiros, o adequado é entre 15 °C e 30 °C, pois essa planta não suporta temperaturas baixas e muito menos geadas.

Sendo assim, para que os feijoeiros cresçam com vigor, é necessário evitar terrenos em que ocorram geadas com frequência, como as baixadas.

3. Escolha a época do ano ideal para o plantio

Assim como qualquer outra plantação, os feijoeiros precisam ser cultivados em determinada época do ano que seja adequada para o desenvolvimento de sua espécie.

Porém, a época muda de acordo com a região do país, já que o clima varia entre elas. Assim, segundo o calendário agrícola, o mês adequado para o plantio do feijão na Região Nordeste é outubro, enquanto no sul o mês ideal é agosto.

4. Considere o uso de sistema de irrigação controlada

O produtor rural deve estar atento aos níveis de umidade de solo. Para garantir que os feijoeiros sempre recebam a quantidade exata de água e se desenvolvam com qualidade é recomendável um sistema de irrigação controlada.

O período de chuvas deve ser conhecido para que a plantação não receba uma quantidade excessiva de água, pois isso pode acarretar a proliferação de doenças e atrapalhar o seu desenvolvimento.

5. Observe a luminosidade do local do plantio

Os feijoeiros se desenvolvem melhor em áreas que recebem bastante luz solar direta, porém, níveis muito intensos de radiação solar são prejudiciais.

O adequado, portanto, é escolher uma área em que a luz solar não esteja presente durante todo o dia. Se você tem plantação de milho, por exemplo, é interessante plantar os feijões próximos a ela para que eles possam usufruir da sombra parcial existente. Isso pode ser feito próximo a outras árvores também, desde que as condições citadas nas dicas anteriores sejam respeitadas.

Como vimos, o plantio do feijão para comercialização apresenta grande potencial lucrativo, sendo necessário ao produtor ter conhecimentos específicos e seguir alguns passos para obter sucesso.

Neste post, todas as dicas apresentadas foram escolhidas de forma a facilitar que você, produtor rural, obtenha o conhecimento necessário e não perca a chance de investir na plantação de feijões — item tão presente na mesa dos brasileiros e brasileiras!

Gostou de saber como plantar feijão da forma adequada? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe esse conhecimento!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-