Comprar ou reformar pneu agrícola? O que vale mais a pena?

comprar-ou-reformar-pneu-agricola-o-que-vale-mais-a-pena.jpeg
4 minutos para ler

Os produtores do agronegócio estão sempre preocupados em manter uma boa gestão de cada elemento da fazenda, a fim de evitar prejuízos decorrentes de uma má administração.

Se você está se perguntando se vale a pena reformar pneu agrícola, saiba que isso pode ser uma boa opção, desde que tudo seja bem planejado. Realizar um orçamento bem detalhado e observar os pontos positivos e negativos de cada operação é muito importante na hora de tomar uma decisão.

Neste post, separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Continue acompanhando!

É possível reformar pneu agrícola?

Após um de seus pneus agrícolas ter ficado fora de uso, você deve ter se perguntado se existe uma maneira de reformá-lo. A resposta para essa pergunta é sim, existe a possibilidade de realizar um conserto para reutilizá-lo.

Essa pode ser uma opção econômica e sustentável, mas é necessário que o processo seja realizado por empresas capacitadas de acordo com as normas do Inmetro.

No Brasil, atualmente, existem três formas de reformar um pneu agrícola de acordo com a lei:

  • recauchutagem: aqui, substituem-se a banda de rodagem e os ombros do pneu;
  • recapagem: nesse processo, o pneu é reformado apenas pela substituição da sua banda de rodagem;
  • remoldagem: é um processo completo, no qual tanto a banda de rodagem quanto os ombros e toda a superfície dos flancos do pneu são substituídos.

Especialistas também recomendam dois tipos de reforma que funcionam muito bem: uma delas é a reforma a frio, na qual o pneu é recoberto por uma banda pré-moldada, e a outra é a reforma a quente, que recobre o pneu com uma camada de borracha não vulcanizada, e o desenho da banda é feito por uma prensa.

Vale mais a pena comprar um pneu novo?

Investir em tecnologia e equipamentos novos é de extrema importância para o produtor obter bons resultados no seu negócio.

Às vezes, você pode pensar que reformando seu pneu agrícola estaria economizando. Mas existem produtos no mercado que prometem uma vida útil bem longa. Dessa forma, o dinheiro que você investiria reformando seu pneu várias vezes pode ser usado para comprar um novo.

Um pneu agrícola de boa qualidade garante maior resistência a cortes e lacerações no trabalho rural. Isso diminui os custos para o produtor e afeta o solo de maneira menos significativa.

De acordo com especialistas, a renovação da sua frota faz com que manutenções corretivas sejam menos necessárias. Isso aumenta a produtividade do seu negócio. Você só tem a ganhar!

maquinário agrícola

Como escolher um novo pneu agrícola?

Antes de comprar um pneu agrícola, você deve estar atento às suas necessidades. Novidades no mercado oferecem, ao agricultor, pneus com capacidade de suportar mais carga, que não causam, ao solo, grandes compactações, que melhoram a performance e geram maior produtividade.

Escolha pneus específicos para tratores, colheitadeiras e outros equipamentos. Preste atenção ao tipo de solo da sua plantação — se ele é seco, alagado ou irregular. Tudo isso influencia na hora do bom desempenho. O mercado oferece o pneu certo para cada exigência do seu negócio.

Sempre que você comprar um pneu, tenha o devido cuidado com sua manutenção. Mantê-lo em local coberto, protegido do sol, seco, com ventilação e devidamente limpo, ajuda bastante a preservar sua vida útil.

Agora que você está informado sobre o assunto, pense se vale mesmo a pena reformar pneu agrícola!

Gostou da leitura? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do agronegócio!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-