Saiba usar boas estratégias para confiar na equipe de trabalho

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Para que uma empresa tenha sucesso é preciso autoconhecimento, planejamento estratégico, gestão eficiente, conhecimento de mercado e uma escolha criteriosa de pessoal, afinal, é impossível pensar em um negócio bem-sucedido sem que se possa confiar na equipe de trabalho.

Quando há uma construção eficiente de confiança entre os funcionários de um empreendimento, cresce o sentimento de pertencimento a um objetivo maior e a empresa tende a ter mais lucratividade e competitividade. Isso acontece, pois, com todos unidos, é mais fácil implementar planos e monitorar os resultados.

Para entender melhor sobre esse assunto, neste artigo, vamos abordar os principais pilares da confiança no ambiente de trabalho, como engajar a equipe e gerar confiança e ainda quais as vantagens da adoção desse sentimento para a gestão. Confira!

Pilares da confiança e sua importância

Que a confiança é fundamental para o ambiente de trabalho e para os negócios, não há dúvidas. O problema é que, muitas vezes, há uma certa dificuldade em cultivar esse sentimento entre as pessoas.

Por isso, há alguns pilares comportamentais imprescindíveis para o estabelecimento de uma relação confiável. Alguns deles são:

  • transparência: dizer sempre a verdade e demonstrar as suas expectativas de forma sincera;
  • cumprimento de metas: realizar o que prometeu e atender à expectativa do outro;
  • consistência: as atitudes estão sempre alinhadas com seu histórico de condutas;
  • comprometimento: atuação com responsabilidade, empenho e seriedade para atingir aos objetivos propostos;
  • coerência: fazer para si o mesmo que acredita e considera bom para os outros;
  • empatia: colocar-se no lugar do outro para entender o porquê dessa pessoa agir da forma que age.

Dicas para engajar e confiar na equipe de trabalho

Além dos pilares, algumas atitudes podem facilitar o engajamento e permitir que o gestor possa ter convicção na equipe de trabalho. Confira alguns deles, a seguir!

Participe do cotidiano do trabalho

Um bom gestor não só delega funções como também participa ativamente do cotidiano da empresa. Isso faz com que os funcionários se sintam mais próximos e a relação estabelecida entre todos seja mais verdadeira.

Seja acessível e transparente

Outra forma de estabelecer uma relação de confiança com os funcionários é se mostrar acessível para conversas, dúvidas ou reclamações e, também, mostrar-se transparente quanto à situação da empresa, incertezas e expectativas em relação ao futuro.

Avalie o desempenho da equipe como um todo

Mais do que avaliar cada funcionário de forma isolada, é preciso fazer uma avaliação do trabalho de toda a equipe. Com isso, é possível ver como anda a sinergia, o envolvimento, a cooperação em momentos de crise e a harmonia no ambiente de trabalho, fatores fundamentais para o sucesso de um empreendimento.

Esteja atento aos feedbacks

É muito importante que um gestor esteja aberto aos feedbacks, tanto positivos como negativos, que seus funcionários lhe dão, pois um líder que não aceita críticas e sugestões não inspira confiança em seus liderados.

Vantagens de ter confiança na equipe

A confiança no ambiente de trabalho é fundamental para que as coisas fluam de forma natural e para que a empresa consiga superar os vários desafios encontrados ao longo de sua existência. Além disso, ajuda a construir um relacionamento forte entre pessoas que têm o mesmo objetivo, ou seja, o sucesso do negócio.

A colaboração permite que a empresa tenha possibilidade de inovar, afinal, os colaboradores estão engajados e desempenham suas funções de forma eficaz, além da maior chance de retenção dos talentos.

De uma forma geral, é possível dizer que confiar na equipe de trabalho é estabelecer uma caminhada interligada rumo ao mesmo objetivo, tornando o trabalho na empresa mais eficaz, o que resultará em mais produtividade e lucratividade.

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