O que ter em mente para o crescimento de pequenas propriedades?

pequenas propriedades
4 minutos para ler

O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Por ser responsável por grande parte das exportações do país, oferece muitas oportunidades. Mas, é importante planejar bem antes de investir no setor, para assim aumentar as chances de sucesso.

Para transformar pequenas propriedades em empreendimentos lucrativos é preciso considerar fatores como gestão, tecnologia e mão de obra. Neste artigo, daremos as informações necessárias para que você faça um planejamento eficiente do seu negócio no campo, de forma a alcançar um bom retorno financeiro. Confira!

A importância do planejamento no agronegócio

Muitas fazendas começam como pequenos negócios que são passados entre gerações. Por serem acostumados aos trabalhos mais práticos, é comum que os pequenos produtores não tenham grandes conhecimentos de gestão.

Mas, com o crescimento do agronegócio, novas possibilidades de geração de renda surgem para os pequenos proprietários. A tendência é de que a produção seja cada vez mais diversificada, de forma a atender às crescentes demandas do mercado consumidor.

Assim, para ter bons resultados, é necessária uma boa dose de organização. Confira, a seguir, as nossas recomendações para fazer de sua propriedade um empreendimento lucrativo.

Itens essenciais para o crescimento de pequenas propriedades

Gestão de processos

Para alcançar bons resultados com sua fazenda, é essencial ter uma visão integral do empreendimento. Isso pode ser alcançado com conhecimentos de gestão de projetos, que auxiliam no monitoramento de todas as atividades realizadas na propriedade.

Com uma boa gestão, pode-se identificar pontos de melhoria, tais como a redução de desperdícios e de gastos exagerados, assim como a criação de uma logística eficiente. Com a visão sistêmica do negócio, também é possível identificar atividades que precisam receber novos investimentos.

Dessa forma, por meio de uma gestão de processos eficiente, pode-se aumentar a produtividade do negócio.

Uso da tecnologia

Gerenciar uma propriedade não é tarefa fácil. Mas com o uso da tecnologia você pode simplificar o trabalho em diversas frentes do negócio. Já existem aplicativos que indicam a quantidade de insumos a ser aplicada no solo e a produtividade das colheitas. Há também aqueles que facilitam o controle de gastos pelo produtor, o que otimiza a gestão financeira.

Por isso, aproveite o poder dos softwares para gestão do seu empreendimento. Há opções acessíveis no mercado, as quais facilitam a inclusão da tecnologia até mesmo nas pequenas propriedades.

Treinamento da mão de obra

Capacitar os funcionários é essencial para levar uma propriedade a um nível elevado de desenvolvimento. Com trabalhadores mais bem preparados, fica mais fácil solucionar problemas comuns na propriedade, sem a necessidade de contratação de mão de obra externa. Além disso, reduz-se o risco de acidentes na operação de máquinas e em outras atividades.

Com os treinamentos, os trabalhadores aprendem técnicas mais eficientes para realização das tarefas, o que aumenta a produtividade e reduz os custos do fazendeiro.

Análise de fatores que determinam a rentabilidade

Antes de tomar decisões para expandir o seu negócio, é preciso pesquisar os fatores que interferem nos lucros. Calcule quanto capital será preciso aplicar e qual será o provável tempo de retorno do investimento.

Se for investir em cultivos, é importante conhecer aspectos que afetam a produtividade, tais como: fatores climáticos, quantidade de insumos necessários, rendimento da cultura por hectare e incidência de pragas.

Na criação de animais, alguns itens relevantes são: ganho de peso diário (GPD), taxa de mortalidade e índice de conversão alimentar. Em caso de dúvidas, conte com o auxílio de um zootecnista ou veterinário.

Marketing

Com estratégias de marketing, você pode aumentar a visibilidade dos seus produtos e construir um bom relacionamento com seus clientes, o que traz aumento das vendas.

As redes sociais são uma ótima oportunidade para divulgar seu negócio. Outra opção são as feiras e os eventos no campo, ocasiões em que você pode aproveitar para prospectar novos clientes.

Logo, para alavancar o crescimento de pequenas propriedades é preciso ter uma visão sistêmica do negócio. O produtor deve estar sempre atento às tendências do mercado e controlar os fatores que interferem nos lucros. Comece já a adotar nossas recomendações em sua propriedade! Certamente, bons resultados virão para você.

E então, gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter, assim você receberá nossas publicações em primeira mão diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-