Dia da Agricultura: veja como anda o crescimento do setor no Brasil

4 minutos para ler

A força do Brasil no campo é reconhecida mundialmente e a prova disso é que nossos produtos agropecuários estão presentes em mais de 200 países.

A eficiência da cadeia produtiva agroindustrial brasileira é o motor da economia nacional e essa importância é destacada, no dia 17 de outubro — o Dia da Agricultura — quando a fertilidade da terra e a arte de cultivá-la são celebradas.

O setor cresceu 13% em 2017 (aumentando em 1% o PIB nacional) e, até o segundo trimestre de 2018, a arrecadação subiu 2% quando comparada a outros setores.

Esse crescimento reflete a magnitude das atividades rurais que, além de movimentarem a economia mundial, atendem a demanda alimentar de uma população cada vez maior.

Mas qual é a história comemorada no Dia da Agricultura? Quais são os ramos que mais crescem e como usar isso para impulsionar o seu negócio? Continue a leitura deste post e descubra!

A produtividade celebrada no Dia da Agricultura

O cultivo da terra e a produção de alimentos — bem como a domesticação de animais — foi um dos marcos mais significativos na história da evolução humana.

Fazendo a transição entre o Paleolítico e o Neolítico, a arte de lavorar o solo e o domínio sobre as técnicas de plantio foram determinantes para o surgimento das primeiras comunidades fixas.

Esses núcleos populacionais puderam se expandir, uma vez que a disponibilidade das frutas, hortaliças e raízes passaram a ser controladas pelo homem.

Com o passar do tempo, a Revolução Verde aprimorou os procedimentos de cultivo, intensificando o uso do solo por meio da especialização.

Assim, a motomecanização, a monocultura, o plantio de vegetais geneticamente modificados, a irrigação e o uso de fertilizantes, adubos, herbicidas e pesticidas tomaram a frente do agronegócio e impulsionaram expressivamente a produtividade mundial.

O Dia da Agricultura é uma lembrança dessa força e um incentivo ao produtor rural para continuar inovando e aperfeiçoando as técnicas de manejo do solo.

Setores que mais crescem e campos a serem explorados

Dentro do mundo agro é inegável que a soja e o milho sejam os maiores responsáveis pelo desempenho positivo da economia brasileira.

Boa parte da produção dessas culturas vai para o setor pecuário, que também é uma força incontestável no comércio internacional.

Porém, a agricultura familiar tem um papel crucial na sociedade, uma vez que emprega cinco milhões de famílias.

Além disso, a agricultura familiar produz em torno de 80% dos alimentos consumidos no mundo e é responsável por preservar os recursos agrícolas do planeta para as próximas gerações.

Tema tão urgente para que o próprio sistema agroindustrial não entre em colapso.

Fora todas as tecnologias que podem ser empregadas no campo para melhorar o manejo do solo e impulsionar a produtividade vegetal e animal, uma das maneiras que o agricultor tem disponível para movimentar o seu empreendimento é a internet.

As plataformas online oferecem uma grande facilidade para o produtor fazer negócio, comprar e vender máquinas agrícolas, insumos, animais, imóveis, veículos, serviços e muito mais.

Com rapidez e sem complicações, é possível encontrar tudo o que a propriedade precisa e, ainda, excelentes oportunidades para tirar da garagem aquele trator que já não tem mais serventia, mas pode ser exatamente o que outro agricultor procura.

Como vimos, o Dia da Agricultura celebra o elo mais forte que o homem tem com a terra e com os alimentos que produz.

A constante atualização e modernização das técnicas de preservação do solo e melhorias de produtividade são indispensáveis para a pauta da sustentabilidade.

Além disso, usufruir de plataformas online de comércio de produtos agrícolas é uma ótima maneira de contribuir com o movimento da economia local.

E então? Já está a par dessa nova maneira de fazer negócio no mundo agro? Acesse nosso site e veja todas as oportunidades de compra e venda que você pode fazer com comodidade e sem complicações!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-