Entenda a importância da gestão em agronegócio

gestão em agronegócio
3 minutos para ler

Fazer uma gestão eficiente é fundamental para o sucesso e a rentabilidade em qualquer área pois, somente com processos bem detalhados, é possível traçar um planejamento, fazer previsões e controlar o retorno financeiro no empreendimento. Dessa forma, a gestão em agronegócio também se faz necessária, uma vez que esse setor está cada vez mais moderno e competitivo.

Além disso, esse segmento produtivo apresenta algumas particularidades em relação aos demais, como a vulnerabilidade ao clima e às pragas, o que torna a gestão ainda mais fundamental, principalmente em períodos de recessão econômica e intensa concorrência.

Tendo em vista essa importância, neste artigo, vamos listar 4 bons motivos que comprovam a necessidade de implantar um sistema de gestão em agronegócio. Confira!

Fazer previsões climáticas

As condições climáticas são fundamentais para que o produtor rural faça uma boa colheita e, por isso, não dá para confiar apenas na intuição ou no histórico climático para uma determinada época do ano. Caso o clima não esteja adequado, dependendo da fase da plantação, o prejuízo pode ser bem significativo.

Para evitar esse tipo de transtorno, possibilite que o produtor trabalhe com previsões climáticas fidedignas, produzidas especialmente para a região e época do plantio.

Com isso, o produtor saberá exatamente a melhor hora para plantar, aplicar defensivos e para fazer colheita, minimizando os riscos de perdas.

Controlar as pragas

O controle de pragas na produção agrícola é feito por meio do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Com ele, é estabelecido um conjunto de ações que envolvem aplicação de defensivos, controle biológico, vazio sanitário, uso de planta inseticidas, entre outros, visando combater todos os agentes externos causadores de doenças e perdas nas plantas.

No entanto, para que esse controle seja eficaz, é preciso que seja feito dentro de um contexto de planejamento, uma vez que cada cultura, região ou época do ano demanda um conjunto de cuidados diferentes, o que reforça ainda mais a necessidade de implantar um sistema de gestão eficiente.

Planejar a longo prazo

Um dos grandes benefícios de fazer um trabalho administrativo correto é a possibilidade de fazer previsões para o negócio e estabelecer metas para o futuro. Assim, tendo como base o histórico de finanças e a expectativa de produtividade é possível prever qual será situação do empreendimento dentro de um prazo preestabelecido.

Com isso, o gestor também consegue planejar ações como investimento, aquisição de equipamentos e contratação de mão de obra, por exemplo, em um espaço determinado de tempo.

Buscar mais oportunidades de negócio

A gestão em agronegócio também é uma aliada na busca por novas oportunidades de negócio, pois o gestor pode fazer pesquisas de mercado e identificar novas demandas. Com esse crescimento, o empreendimento vai se tornar mais competitivo e conseguir se destacar diante da concorrência.

Como visto, utilizar a gestão em agronegócio é muito positivo. Com ela, o produtor consegue minimizar os riscos, planejar o futuro e, ainda, conquistar novos mercados consumidores. Então, que tal implementar na sua propriedade?

Quer entender mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco e saiba como fazer bons negócios para melhorar a sua gestão!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-