Entenda a importância do bem-estar das aves durante sua criação

4 minutos para ler

A preocupação em atender à demanda por alimentos é cada vez maior, visto que a população mundial deve atingir os 10 bilhões de habitantes em 2050. Entretanto, também é crescente a conscientização das pessoas com o meio ambiente e com o modo de criação dos animais. O que tem sido comprovado nos últimos anos é que é possível unir essas duas esferas: aumentar a produtividade e garantir o bem-estar das aves.

Mas de que maneira esses dois conceitos estão interligados? Qual a importância e a influência do bem-estar na produção de qualidade das aves? Continue a leitura do nosso artigo e descubra!

Como o bem-estar das aves influencia na produtividade?

A prática do conforto animal nas granjas, além de ser uma questão ética e humanitária, estabelece condições para que as aves consigam produzir cada vez mais, melhor e em menos tempo com qualidade de vida. Isso porque o estado em que os frangos se encontram tem relação direta com a sua produtividade.

A indústria avícola tem como base três importantes fatores que impulsionam a produção: a genética, a saúde e a nutrição dos animais. Hoje, as aves apresentam taxa de crescimento maior que antigamente, mas necessitam de uma alimentação de qualidade para maximizar o seu potencial genético. Ou seja, de nada adianta ter o melhor frango do mundo se ele não recebe uma dieta condizente com as suas demandas nutricionais.

Junto a isso, manter o status sanitário da granja assegura que os frangos possam direcionar as suas energias para a produção de carne e ovos, em vez de seu organismo tentar solucionar problemas decorrentes de enfermidades.

Todavia, entremeado nesses alicerces está o bem-estar das aves — alcançado com boas práticas de manejo e com a manutenção da ambiência nos galpões. Em suma: ave que está bem, produz bem.

Como saber se as aves estão dentro da zona de conforto?

O maior desafio do avicultor brasileiro é manter o plantel sob temperaturas ideais de produção, uma vez que as aves são extremamente sensíveis às variações ambientais. Fora da sua zona de conforto (31 a 33 °C para aves jovens e 21 a 23 °C para adultos), os frangos entram em estresse térmico.

Ou seja, inúmeras alterações metabólicas ocorrem para que a temperatura corporal seja mantida constante e, com isso, a produtividade dos animais é afetada. A melhor maneira de saber se as condições de criação estão favoráveis ou se precisam ser ajustadas é observando o comportamento das aves.

Para regular a sua temperatura com a do ambiente, os frangos passam a ter hábitos diferentes. Portanto, fique atento se o plantel apresentar os seguintes comportamentos:

  • aves agachadas, com as asas afastadas do corpo;
  • bico aberto por tempo prolongado;
  • aumento significativo no consumo de água;
  • elevação da taxa respiratória.

Como proporcionar uma criação de aves de qualidade?

Uma vez entendida a relação entre o bem-estar das aves e a sua produtividade, é fundamental que o avicultor proporcione as condições ideais para o plantel. Entre essas estratégias, podemos destacar:

Execute boas práticas de manejo

É essencial conhecer a biologia das aves, para oferecer a elas um ambiente propício. As práticas de manejo envolvem questões sanitárias, de infraestrutura e, também, relativas ao tratamento que os funcionários oferecem aos animais.

Proporcione conforto térmico

Manter a temperatura e a umidade dos galpões nos níveis adequados para as aves é um fator crucial à sua produtividade. Qualquer alteração pode reduzir drasticamente a sua produção e, em casos graves, lotes inteiros podem ser perdidos.

Ofereça nutrição de qualidade

Uma dieta apropriada supre a elevada demanda nutricional, melhora o funcionamento do trato digestório e aumenta a eficiência alimentar das aves. Alimento de qualidade converte-se em produto de qualidade.

A indústria avícola desempenha um papel fundamental no desafio de alimentar a população mundial, pois é uma cadeia de produção rápida e barata que resulta em produtos de elevada qualidade nutritiva. Proporcionar o bem-estar das aves é a maneira mais perspicaz e eficaz de aumentar a produtividade da granja e, assim, garantir o lucro do negócio.

Gostou da leitura? Nosso conteúdo foi esclarecedor para você? Então, agora que você já sabe isso tudo, compartilhe essas informações com os seus amigos e espalhe esse conhecimento!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-