Gestão de estoque no agronegócio: como fazer?

4 minutos para ler

Fazer parte do agronegócio no Brasil é estar numa das áreas de produção que mais crescem e que, portanto, precisam de mais profissionalização.

Os empreendimentos rurais só fazem crescer no país e pedem a cada dia mais investimentos.

A gestão de estoque no agronegócio é um dos pontos fundamentais para aumentar as receitas e os lucros das fazendas.

Gerir um estoque não é apenas tirar o máximo de produção de uma fazenda, armazenar e ofertar no mercado.

Uma boa administração de estocagem consiste em planejar sua cadeia de produção usando a gestão como aliada.

Se você tem dúvidas de como isso é feito, listamos alguns pontos que podem ajudar na melhora da gestão do seu estoque. Acompanhe!

Tenha locais adequados de armazenamento

Itens estocados representam dinheiro, tenha isso sempre em mente.

Seja o milho para a ração do gado ou o seu produto final que será ofertado no mercado, eles representam ativos da sua fazenda.

Portanto, devem ser estocados da forma correta, de acordo com as regras sanitárias e em locais adequados. O objetivo é prevenir as perdas.

Lembre-se: perder produtos significa perder receitas da sua fazenda.

O local de estocagem precisa reunir condições para preservar o estoque e mantê-lo sempre com qualidade.

Use a tecnologia para administrar

Administrar estoque pode ser algo complicado. Mas a tecnologia tem ajudado os produtores rurais na tarefa de manter as melhores práticas.

Uma dica é adotar planilhas e softwares para gerir estoques.

Eles têm a capacidade de transformar sua produção em dados e ajudá-lo a manipular seu armazenamento de maneira precisa e racional.

Com a posse dos dados é possível planejar o quanto produzir e em que época, o quanto armazenar e, dessa maneira, controlar a entrada e a saída de produtos do estoque.

Com os dados, também é possível calcular o custo de produção e o preço unitário do seu produto, dando uma base para se estabelecer a margem de lucro desejada.

A tecnologia é um fator de competitividade do negócio rural.

Com a adoção de um software de gestão de estoque, você poderá facilitar seu trabalho administrativo, racionalizar os processos de armazenagem e tomar as melhores decisões a respeito do seu produto.

Aposte na gestão financeira

Parece estranho, mas o dinheiro não tem o mesmo valor sempre. Devido às flutuações na economia, o valor do dinheiro está sempre se modificando.

Uma gestão financeira eficiente o ajudará a manter seu estoque operando no azul. O importante da gestão financeira no processo de armazenamento é manter o estoque de acordo com a realidade do mercado.

Por exemplo, se você considerar o preço médio de um insumo na composição do preço de um produto, não saberá se ele onerou ou barateou o valor final de venda.

Mas se você usou a técnica FIFO, em que os primeiros produtos estocados são os primeiros usados na produção ou venda (o primeiro que entra é o primeiro que sai), saberá exatamente o valor do insumo na composição do preço final.

Um estoque não é apenas a entrada e a saída do produto de um local de armazenagem. Com inteligência financeira, é possível otimizar as relações de produção e venda e lucrar mais.

Foi-se a época do produtor rural que só se preocupava em botar a mão na massa e lidar com a agricultura e a pecuária.

Agora que você já sabe que a gestão de estoque no agronegócio pode trazer muitos resultados para sua propriedade, que tal ler também nosso outro artigo sobre gestão de agronegócios? Saiba mais sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-