Entenda a importância do networking no ramo do agronegócio

importância do networking
4 minutos para ler

Possuir uma boa rede de contatos é necessário para qualquer profissional, e no agronegócio não é diferente. Caso esteja interessado em estar mais conectado a pessoas que trabalham com o agro, não perca o texto de hoje: Conheça a importância do networking para o agropecuarista.

Essa prática é geralmente associada a eventos onde você conhece novas pessoas que ampliam a sua visão sobre determinados temas, expandindo consideravelmente as suas oportunidades de negócio.

Achou que essa pode ser uma oportunidade? Então confira agora o conteúdo completo!

Aprenda o que é networking

Basicamente, esse conceito consiste no relacionamento e contato com outras pessoas da sua profissão.

Então isso não quer dizer que você vai sair adicionando todo mundo no Facebook ou LinkedIn, nem distribuir seus cartões de visita na rua.

Praticar o networking corretamente é manter uma boa rede profissional. Isso não significa que o número de interações é o foco.

Para ser bem-sucedido, esteja preocupado em escutar mais. Direcione sua atenção para aqueles que possuem potencial de relacionamento futuro.

Importância do networking para o agronegócio

Quando o assunto é o agronegócio, manter um bom relacionamento com pessoas da área pode ser proveitoso tanto para a aprendizagem quanto com relação ao potencial de futuros fornecedores, parceiros de negócio, sócios ou até mesmo funcionários, por exemplo.

Você vai conhecer pessoas em palestras, conferências, cursos, parques de exposição, entre outros eventos.

Apesar disso, lembre-se sempre: a força e a longevidade da sua corrente de relacionamentos dependem mais da qualidade das pessoas do que do número delas.

3 dicas para fazer um bom networking

Chegou a hora de conferir as 3 melhores dicas para manter um networking construtivo no agronegócio. Acompanhe agora!

Nunca esqueça seus contatos

Se você não mantém seus contatos ativos, não adianta ir a eventos e distribuir cartões.

Algumas vezes, por exemplo, é melhor relacionar-se corretamente com os seus contatos do que ampliar seu networking.

Por isso, esteja sempre monitorando sua lista de contatos com frequência para estar atento às pessoas que você não tem conversado.

Portanto, envie uma mensagem, seja por e-mail ou rede social, para marcar um encontro e diminuir a distância.

Frequente os eventos da sua área

Frequentar eventos vai ajudar você a conhecer pessoas de perfis diferentes.

Podem ser cursos, exposições, feiras e palestras, o que importa é fazer contatos que possam se tornar clientes, fornecedores ou parceiros.

Além disso, você deve estar atento ao tipo do evento que irá frequentar. Observe o público e os convidados que estão presentes, veja se estão relacionados à sua área e ao seu negócio. Isso vai garantir que a procura do networking gere resultados positivos.

Faça networking com seus concorrentes

Entrar em contato com os seus concorrentes também é necessário para fazer um bom networking.

Por isso, saber quem está atuando no mesmo mercado que você é essencial para estar aprendendo mais, identificar tendências de negócio e quem sabe até mesmo fechar parcerias.

Essa é uma relação mais delicada, por isso é preciso respeitar o espaço do outro para não ser interpretado de maneira incorreta.

Seja sempre educado e profissional ao entrar em contato com seu concorrente, dessa forma você evita problemas.

Portanto, agora que você já sabe a importância do networking no agronegócio e como praticá-lo corretamente, você está pronto para entrar em ação e manter uma boa rede de relacionamentos profissionais. Contudo, não deixe a sua timidez impedi-lo de ser bem-sucedido!

Gostou do nosso texto? Estão faça um comentário abaixo, sua opinião é muito importante para nós!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-