Manutenção de máquinas agrícolas: por que é importante realizá-la?

manutenção de máquinas agrícolas
4 minutos para ler

Todo produtor rural sabe o quanto os equipamentos possibilitam realizar o trabalho no campo com mais rapidez e eficiência. Entretanto, com o passar do tempo e do constante uso, o desgaste do maquinário pode reduzir consideravelmente a produtividade do negócio, além de trazer prejuízos. Por essas e outras razões, é fundamental realizar a  manutenção de máquinas agrícolas com frequência e preciosismo.

Mas de que maneira o desgaste dos equipamentos pode prejudicar as atividades e afetar a lucratividade do empreendimento? E como fazer a manutenção das máquinas agrícolas pode evitar que isso aconteça? Essas são as perguntas respondidas neste artigo! Continue a leitura e descubra!

Qual a relação entre manutenção de máquinas agrícolas e qualidade do trabalho?

O uso dos equipamentos nas mais diversas atividades em uma propriedade rural dá ao produtor a grande vantagem de aumentar a sua capacidade individual de trabalho. Ou seja, realizar as tarefas de modo mais eficiente e preciso (eliminando alguns possíveis erros humanos) em um espaço de tempo muito menor.

Com isso, o volume de produção torna-se muito maior. Foi a inserção da mecanização, aliás, que levou a produção agrícola a outros patamares, na história da humanidade. Além do acréscimo na produtividade, a utilização de equipamentos promove maior conforto e qualidade de vida para o produtor.

Contudo, o uso de máquinas exige atenção a certos cuidados, especialmente no que diz respeito a sua conservação. Manter equipamentos e tratores agrícolas em bom estado de funcionamento deve fazer parte do planejamento do negócio, uma vez que o rendimento desses pode ser responsável pelo sucesso ou o fracasso do trabalho desenvolvido.

Quando e como realizar a manutenção de máquinas agrícolas?

É essencial que o produtor siga as recomendações do fabricante para a manutenção de cada equipamento, além de treinar o operador da máquina (caso não seja ele próprio). É necessário, também, levar em consideração as condições e particularidades de cada propriedade, além das horas de funcionamento de cada maquinário.

Entretanto, via de regra, é importante fazer a checagem diária de componentes, tais como:

  • nível do combustível;
  • nível da água do radiador;
  • nível  e pressão do óleo do motor;
  • limpeza de bicos de injeção;
  • condições de bombas hidráulicas e da cabine;
  • funcionamento das correias;
  • limpeza dos filtros;
  • limpeza da máscara dianteira (tela do radiador).

É indicado que se chame um especialista para fazer a revisão periódica dos tratores, uma vez que são máquinas complexas que exigem conhecimento e cuidados com a segurança pessoal de quem as revisa.

Além de a preservação das máquinas agrícolas ser crucial para que elas continuem funcionando de maneira apropriada, o estado de conservação eleva o seu valor na hora de revendê-las. A dica é que o proprietário apresente o histórico de revisão no momento da revenda.

Por fim, outro ponto de alta relevância para todo produtor rural: economia. Os cuidados contínuos com os tratores evita o acúmulo de pequenas irregularidades que podem se tornar um grande problema e gerar gastos futuros que estavam fora do planejamento. Portanto, a manutenção de máquinas agrícolas é essencial para prolongar a vida útil do equipamento e perdurar a produtividade rural.

Nosso conteúdo foi informativo para você? Novas dúvidas surgiram e quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em lhe atender.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-