Mercado online: a venda de tratores e máquinas agrícolas está em alta

6 minutos para ler

O cenário atual abriu novas possibilidades quanto à locação, à compra e à venda de tratores e máquinas agrícolas. Porém, muitos empreendedores ainda estão cautelosos, pois o Brasil está atravessando um momento de instabilidade política e econômica.

Somados a isso, os juros elevados e a burocracia para a concessão de financiamentos obrigam o produtor a avaliar muito bem para onde irá seu investimento. Mesmo em meio às incertezas, as perspectivas são boas para o agronegócio.

O setor se consolidou como o maior gerador de empregos e o principal motor na retomada do crescimento econômico. Além disso, as boas condições climáticas prometem uma safra recorde de grãos no país para 2018, aumentando as oportunidades de investimentos.

Mas como a expansão do mercado online de equipamentos agrícolas tem movimentado a economia? E como aproveitar essa ocasião para aumentar a produtividade do negócio? Pensando em responder a essas perguntas, elaboramos este artigo para você! Continue conosco e descubra!

A expansão do mercado de tratores no Brasil

Devido à atual conjuntura política e econômica do país e sem a possibilidade de fazer grandes investimentos, o agricultor precisou encontrar alternativas para aumentar a sua produtividade.

Surgiu, então, a oportunidade de expandir os lucros com a compra e a venda de tratores (novos e usados) pela internet — e, para quem atravessa um momento pouco favorável para a aquisição de máquinas, o aluguel pode ser uma boa opção.

Em 2017, a venda de maquinários agrícolas subiu 1,5% e o surpreendente aumento de 330% no volume de recursos despendidos pelo Moderfrota demonstra o quão aquecido esse mercado continua.

O Brasil está entre os líderes mundiais da produção e exportação agropecuária, com duas safras anuais e um grande potencial de área cultivável. Logo, essa expansão agrícola amplia a necessidade de mais equipamentos, movimentando o comércio.

banner RVTV

O papel da internet na venda de tratores

Os consumidores de hoje em dia já não são mais os mesmos de anos atrás. A maneira como adquirimos mercadorias é mais dinâmica, simples e veloz do que antigamente. Com a chegada da internet, o acesso à informação transformou o mercado e provocou mudanças no comportamento e nas prioridades dos compradores.

Pela internet, é possível ter conhecimento sobre as características do produto, avaliar as recomendações de outros consumidores e, ainda, saber as referências de quem vende. Além dessas informações, a variedade de equipamentos disponíveis e a velocidade com que os trâmites são realizados acabam sendo um atrativo.

Em meio a essas facilidades, estão os sites de classificados especializados, que conseguem reunir todas essas vantagens de compra e venda em um só lugar. Para quem deseja anunciar, os classificados online são uma excelente opção por terem um baixo custo de divulgação.

O valor que se paga para o anúncio é irrisório (quando comparado aos 5% de comissão que é normalmente cobrada no mercado) e compensador, uma vez que o potencial para alcançar mais pessoas interessadas no produto é substancialmente maior pela internet.

Os modelos de máquinas agrícolas que se destacaram no mercado

Em 2017, o Brasil teve um volume maior de produção e exportação de máquinas agrícolas, o que representa uma alta de 1,8% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados publicados pela Carta da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os seguintes modelos de maquinário tiveram destaque no comércio:

Tratores

A venda de tratores, de um modo geral, teve uma expansão de 2,8%. No âmbito doméstico, os tratores com 81 cv a 130 cv de potência tiveram um aumento de 16% e o maior número de vendas registrado foi na categoria de tratores com até 80 cv de potência.

Colheitadeiras de grãos

No total, houve um acréscimo de 0,9% nas vendas, com destaque às colheitadeiras de até 265 cv de potência.

Em contrapartida, as máquinas com 266 cv a 410 cv tiveram decréscimo de 6% nas vendas e as de potência superior a 410 cv retraíram 1,1%.

Colhedoras de cana

Essa categoria também se destacou, porém foi a que teve menos procura. Registrou-se uma queda de 20,8% nas suas vendas. Outros modelos que também tiveram declínio na demanda foram os tratores de esteiras (-2,6%), as retroescavadeiras (-5,3%) e os cultivadores motorizados (-16,3%).

Os impactos do mercado de máquinas agrícolas na economia brasileira

A Anfavea prevê, ainda, um aumento de 3,7% na venda de tratores e máquinas agrícolas para este ano. A diminuição das taxas de juros do Plano Safra 2017/2018, as condições climáticas favoráveis e o crescimento na área cultivada de grãos são os sinais de que 2018 tem tudo para ser o ano da retomada econômica.

Ainda segundo a associação, as exportações de equipamentos agrícolas devem ter um crescimento de 9,8%, recuperando um espaço que havia perdido no mercado. Entre os nossos principais compradores estão os Estados Unidos e a Argentina, reforçando a qualidade dos produtos brasileiros.

As vantagens de investir no mercado online de máquinas agrícolas

Atualmente, o produtor que deseja impulsionar o seu negócio precisa estar em constante atualização, tanto no que se refere ao desenvolvimento de novas tecnologias como às demandas do mercado.

Investir no comércio online de máquinas agrícolas possibilita uma considerável movimentação econômica para o empreendedor. Esse sistema de venda de tratores é inclusivo, pois permite uma maior participação dos pequenos e médios produtores.

Existe a possibilidade da aquisição de máquinas que custam milhões quando novas, mas que no mercado de usados se tornam muito mais acessíveis.

Soma-se a isso, a viabilidade das máquinas antigas entrarem no negócio como parte do pagamento.

Tanto a venda como a compra de maquinários pela internet permitem uma expansão do negócio com segurança, um aumento na saída e uma redução nos custos, beneficiando todos os envolvidos no processo. Além disso, esse fluxo de mercadorias diminui a ociosidade dos equipamentos — o que já não serve para um agricultor pode ser imprescindível para outro.

Gostou da leitura? Nosso artigo sobre a venda de tratores e máquinas agrícolas foi útil? Novas dúvidas surgiram sobre como aproveitar a expansão do mercado online? Então, entre em contato conosco! Teremos prazer em atender e orientar você!

banner RVTV

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-