Descubra agora qual é o papel da gestão no seu negócio no campo

4 minutos para ler

Empresas de agronegócio que apresentam bons produtos e serviços para oferecerem, mas não mantêm uma rotina administrativa adequada, acabam por perder espaço no mercado que, cada dia mais, aposta na gestão de processos.

É comum alguns empreendedores iniciantes falharem nesse ponto, já que ninguém nasce sabendo como gerenciar uma empresa, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar qual é o papel da gestão no seu negócio no campo. Acompanhe!

O que é gestão de processos?

A gestão de processos é uma metodologia organizacional baseada em uma visão sistemática do empreendimento, visando integrar os processos e considerar a relação entre eles.

Dessa forma, seu principal foco é alcançar os objetivos da empresa, aumentando a qualidade, produção e inovação. A gestão de processos pode incluir mudanças radicais (reengenharia) ou de melhoria contínua (acréscimos com mudanças menos estruturais).

Confira, a seguir, as principais vantagens da gestão de processos.

Qualidade e bom uso do tempo

Quando os processos agropecuários são planejados e supervisionados, o tempo é melhor aproveitado, acelerando o cumprimento das tarefas. Mas, nem por isso, a qualidade é menor, já que as tarefas são rigorosamente monitoradas na gestão de processos.

Aumento da produtividade, diminuição de falhas e desperdício

A gestão de processos possibilita a otimização da produção e a logística, pois todos os procedimentos são planejados e padronizados, aumentando a previsibilidade e minimizando as falhas. Assim, a organização passa a aumentar a produção e reduzir as perdas financeiras.

Aumento da integração

Com o controle dos procedimentos, as atividades são realizadas de forma integrada, e a informação circula de maneira eficiente. Além disso, o fato de todos os colaboradores conhecerem os processos aumenta a responsabilização e o comprometimento nas tarefas.

Quais são as fases da gestão de processos?

O papel das fases da gestão é avançar os processos de forma gradativa e organizada. Veja, a seguir, quais são os passos fundamentais para uma boa gestão de processos no seu negócio do campo.

Mapeamento

O mapeamento é um levantamento de dados, utilizado para compreender quais são as demandas atuais do empreendimento, levando em consideração a vivência dos funcionários de cada área. Afinal, para intervir nos processos, é preciso conhecer o lado de quem tem uma visão completa das atividades exercidas.

Modelagem

Nessa etapa, é feita a esquematização do processo, a partir de um fluxograma, resumindo cada etapa, participantes, elementos, componentes e como cada unidade vai se relacionar.

As informações devem estar contidas no fluxograma de forma clara e visual, sendo escolha da empresa qual tipo usar — deve-se considerar o processo a gerenciar, o tipo de fluxo estabelecido e o consenso da equipe.

Melhoria

Depois de realizados o mapeamento e a modelagem, é possível ter uma visão mais clara dos processos e analisar quais procedimentos precisam ser melhorados.

Fatores como o desperdício, lentidão no cumprimentos de demandas, gastos excessivos e insatisfação de clientes e colaboradores, geram resultados negativos para o seu empreendimento.

Não podemos esquecer de que todos os processos da empresa são interligados, e, por isso, para intervir neles, é preciso uma visão sistêmica, já que cada melhoria em uma área tem efeitos sobre os outros departamentos da organização.

Implantação

Na etapa de implantação, também chamada de padronização, os gestores delimitam como serão realizadas as fases do processo. É importante que qualquer profissional a assumir a área seja capaz de colocar os procedimentos em prática, pois as atividades desenvolvidas devem ser de conhecimento de mais de um colaborador.

Monitoramento

O monitoramento é uma etapa muito importante. Trata-se de uma atividade constante de acompanhamento da execução e dos resultados dos processos agropecuários, garantindo que tudo esteja saindo como planejado e se os efeitos para o empreendimento e os clientes são positivos.

É possível acompanhar os resultados com indicadores de desempenho, relatórios financeiros, canais para os clientes exporem sua opinião, entre outros.

Como vimos, a gestão de processos cria estratégias que proporcionam mais economia, produtividade, qualidade e integração entre os setores da organização, tornando-se o diferencial que vai definir os objetivos do seu empreendimento rural e os melhores caminhos para alcançá-los!

Gostou de saber qual é o papel da gestão de processos no seu negócio no campo? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo para seu empreendimento decolar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-