Plano de negócios: como começar uma plantação?

4 minutos para ler

Para quem nunca trabalhou com agricultura, começar uma plantação pode parecer difícil. Porém, a experiência só vem com a prática e, embora o cultivo exija cuidados muito específicos, quando se entende do assunto tudo fica muito mais simples.

Assim como todo empreendimento, esse também precisa de planejamento. Somente com muita organização, foco e conhecimento é possível fazer um plantio acontecer. Para isso, estamos aqui para ajudar: este artigo contém preciosas informações sobre como fazer um plano de negócios e começar a plantar. Acompanhe!

Plante alimentos e folhas da estação

Ao planejar o início do plantio, é preciso que as condições climáticas sejam avaliadas. Dessa forma, será possível escolher alimentos e plantas que condizem com a época e a estação que você escolheu para o cultivo. Assim sendo, tenha cuidado com sua escolha.

Além disso, procure conhecer bem as particularidades da região em que você vai trabalhar. Cada área apresenta um período melhor para cada tipo de semente e esse detalhe precisa ser levado em consideração para garantir o bom desenvolvimento da plantação.

Conheça bem o que você vai plantar

Para que sua plantação tenha sucesso, você deve conhecer bem o que vai plantar. Seja uma fruta, um legume ou uma verdura, informe-se a respeito da situação do mercado e de todos os recursos nos quais você terá que investir para fazer o cultivo acontecer.

Considere a vida útil do alimento, sua resistência a pragas, o capital de giro necessário e o cenário do setor no momento. Assim, você fará escolhas mais acertadas, com uma melhor gestão financeira e poderá contar com perspectivas de lucro.

Escolha substratos de qualidade

Antes de utilizar qualquer substrato em sua plantação, estude a respeito de seus componentes. Nem sempre o mais barato é a melhor opção, por isso é importante examinar bem os nutrientes que ele oferece.

Suas plantas só se desenvolverão bem se o solo estiver saudável. Essa recomendação também é válida se você pretende cultivar sementes em vasos, caixas ou outros recipientes menores.

Verifique como será o manuseio do plantio

Cada alimento requer um tipo diferente de manuseio. Essa prática é o que garante que ele seja produtivo, pois envolve tanto cuidados iniciais quanto cuidados futuros. Se o vegetal tem raízes sensíveis, não pode ser plantado em vasos nem transplantado para outros tipos de solo, por exemplo.

Um passo errado pode colocar toda a plantação em risco. Se necessário, instale um sistema de estufa para abrigar as mudas, de acordo com suas necessidades.

Forneça uma estrutura adequada para a plantação

Ao estudar sobre o alimento a ser plantado, você aprenderá exatamente o que a planta precisa para se desenvolver bem. Seja sombra, sol ou chuva, é necessário que o ambiente esteja preparado para fornecer o que é melhor para ela.

Isso inclui também a quantidade certa de água. Em geral, as plantações devem ser mantidas úmidas, mas algumas exigem mais água do que outras. Portanto, esteja atento ao seu sistema de irrigação para que esse procedimento não saia do controle.

Esses são os princípios básicos para começar uma plantação. Além disso, você pode conversar com outras pessoas para trocar experiências e compartilhar dicas, de modo a agregar mais conhecimento e entender melhor como o mundo do agronegócio funciona.

Não desanime com seus erros! Plantar é um aprendizado constante. E, é claro, mantenha-se sempre informado sobre o assunto. Para isso, assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail outros conteúdos tão interessantes quanto esse. Aproveite!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-