Por que é tão importante que o campo tenho um manejo eficiente?

4 minutos para ler

Cuidar de uma propriedade rural com o objetivo de fazer da atividade a sua principal fonte de renda, exige diversos cuidados importantes. Eles levam à melhora da produtividade e garantem que a sua produção não só consiga aumentar a quantidade, mas também possa potencializar a qualidade do plantio.

Uma das questões que você deve prestar bastante atenção é em relação ao manejo eficiente do seu plantio. Pensando nisso, preparamos este post para que você descubra qual a importância disso e quais são as principais estratégias para aplicar em sua propriedade. Confira!

Qual a importância de um manejo eficiente?

Um manejo eficiente leva a alcançar, ao máximo, o potencial de plantio, de forma a conseguir melhorar a produção agrícola da sua propriedade. Mesmo diante de intempéries — como secas, chuvas excessivas, entre outros problemas que não podem ser controlados pelo produtor —, é possível conseguir bons resultados utilizando as técnicas adequadas.

Com isso, não só se mantém os níveis produtivos altos, mas também há melhoria na qualidade dos produtos que serão colhidos em sua propriedade. Essas características permitem:

  • conquistar novos compradores;
  • aumentar a sua rentabilidade mensal;
  • melhorar sua imagem com fornecedores;
  • evitar prejuízos com perdas devido a um manejo ruim;
  • evitar redução da qualidade de seus produtos;
  • otimizar tempo e custos no que concerne ao plantio.

impacto ambiental

Quais são as melhores estratégias de manejo?

Mas para que o manejo seja, de fato, eficiente, é essencial que ele siga algumas estratégias importantes. Isso garante que você estará realizando as melhores práticas para que haja a conversão em resultados positivos.

Conheça, a seguir, algumas das técnicas que trazem melhores resultados:

Invista em irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é ótima, principalmente pelo benefício da economia de água. Nesse sistema, o solo é umidificado através de gotas que caem diretamente sobre ele, atingindo a raiz das plantas. Outra vantagem é a diminuição da erosão do solo por meio do sistema.

Respeite a janela de plantio

É importante compreender quais são as melhores épocas para plantio para determinadas culturas. Algumas lavouras se adaptam melhor num período do ano e em outras regiões isso pode variar.

Por isso, é importante que você verifique, antes de começar a plantação, se realmente é o melhor período e respeitar esses prazos. Caso contrário, a insistência pode causar prejuízos.

Invista em fertilização orgânica do solo

Investir em agricultura orgânica tem sido um importante diferencial no mercado, principalmente em um momento no qual o consumidor final busca cada vez mais por esse tipo de produto. Além da vantagem competitiva, a adubação orgânica ainda auxilia na sustentabilidade.

Além disso, compostos orgânicos ajudam no controle de determinadas pragas e doenças, como a doença do tomateiro.

Qual a importância de um manejo integrado?

Um manejo integrado é aquele que leva em consideração uma série de fatores para melhorar a produtividade da sua plantação. Ele é importante para que você tenha o controle sobre as pragas que podem atingir o plantio, bem como garantir uma melhor qualidade do produto final.

Por isso, você deve considerar algumas questões, como ficar atento aos cuidados e qualidade do solo, verificar a procedência dos grãos que adquire, seguir estratégias de plantio adequadas, utilizar bons compostos para fertilização etc.

Com isso, é possível diminuir as perdas derivadas de pragas e doenças, além de melhorar a produtividade. Um manejo eficiente pode trazer resultados bastante positivos para sua fazenda, ajudando a aumentar a sua rentabilidade mensal.

E aí, gostou do post? Ainda ficou alguma questão sobre o assunto? Então, deixe-a nos comentários e participe com a conversa! Até mais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-