Safra de verão: saiba como melhorar o cultivo nesta época

safra de verão
4 minutos para ler

O setor da agricultura e a sua produtividade anual é extremamente dependente das condições climáticas. A ocorrência ou a escassez de chuvas e a variação da temperatura influenciam positiva ou negativamente os ciclos de plantio e colheita e, por isso, o produtor rural precisa ter muita cautela e fazer um bom planejamento para a safra de verão.

Cada variedade cultivada tem necessidades particulares, ou seja, níveis de umidade de solo e de água diferentes para a sua semeadura e para o seu desenvolvimento adequado. Além disso, é claro, algumas espécies são mais adaptadas ao clima quente e outras ao frio.

Com o melhoramento genético, as plantas são mais resistentes às adversidades, porém, nada livra o agricultor de certas apreensões na sua lavoura. Fenômenos como La Niña e El Niño têm atuação importante nas safras de grãos e devem ser acompanhados de perto.

Diante disso, o que pode ser feito para contornar os desafios e melhorar a safra de verão? Acompanhe nossas dicas e descubra! Boa leitura!

Planejamento das safras para superar imprevistos

Os resultados das safras dependem de diversos fatores, como a qualidade do solo e condições climáticas da região. O agricultor que deseja garantir que suas safras tenham uma alta produtividade não pode estar desprevenido. Para tanto, planejamento e boa gestão são fundamentais para a tomada de decisões e o contorno dos imprevistos.

Dessa forma, o produtor — maior conhecedor da sua propriedade — deve planejar todas as etapas envolvidas no processo de produção, desde o preparo do solo, adubação, controle de pragas, colheita até a venda final da sua safra. Quanto mais detalhes no plano de cada fase, mais controle o agricultor terá e precisará lidar com menos eventualidades.

Ficar atento às previsões do tempo e às influências que os fenômenos climáticos podem causar na sua região é crucial para fazer o manejo da lavoura e minimizar as perdas. De acordo com as oscilações das chuvas (como volume e períodos de ocorrência) é possível traçar esquemas que potencializem os fatores ambientais e aumentar, assim, a produção agrícola.

Boas práticas na lavoura para melhorar a safra de verão

A fim de aumentar a produtividade na safra de verão, algumas práticas são essenciais na lavoura.

Manejo do solo

É o primeiro passo em qualquer atividade agrícola. Deve-se fazer uma análise química do solo, para saber exatamente quais são as suas carências. Logo após, procede-se à correção da acidez e à fertilização.

Semeadura

Após a escolha do cultivo mais adaptado para a região e a correta preparação do solo, a semeadura também deve receber atenção. As sementes precisam ter tratamento adequado e cada grão necessita de condições específicas de umidade e aeração do solo para poder germinar. Além disso, deve-se respeitar a época de plantio, levando em conta a ocorrência das chuvas.

Adubação

A adubação é uma prática imprescindível para o bom desenvolvimento das culturas. Mesmo com o solo preparado inicialmente, a fertilidade deve ser monitorada ao longo de todo o período de cultivo para que toda a plantação cresça uniformemente.

Irrigação

Caso os fatores climáticos não sejam favoráveis e o método de cultivo não seja a hidroponia, técnicas de irrigação podem salvar as safras de verão. Tanto para o plantio e germinação das sementes quanto para o crescimento da cultura, o uso racional de recursos naturais ajuda o agricultor a manter o calendário das safras.

Técnicas agrícolas

As técnicas agrícolas como rotação, consórcio ou sucessão de culturas são as melhores estratégias para manter a produtividade de uma lavoura. A diversificação de culturas promove a renovação dos nutrientes do solo, evitando o seu esgotamento e a sua compactação.

A agricultura é uma atividade extremamente vulnerável às intempéries, ao clima da região e aos fatores ambientais como as características químicas e físicas do solo. Portanto, para evitar perdas na safra de verão e manter o negócio produtivo, o planejamento das etapas de cultivo é fundamental, bem como a execução de boas práticas de manejo na lavoura, a fim de garantir o desenvolvimento saudável e sustentável.

Nosso conteúdo foi informativo para você? Então, aproveite para se aprofundar mais no assunto e veja as dicas que elaboramos para evitar a compactação do solo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-