Acupuntura em equinos ajuda a tratar doenças e garante qualidade de vida

Cavalo de corrida
2 minutos para ler

As famosas espetadas com agulhas fazem parte de uma técnica oriental chamada Acupuntura.

Esse tratamento é uma terapia chinesa que consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para tratar de doenças físicas ou emocionais, além de melhorar o sistema imunológico do animal.

Segundo o médico veterinário e acupunturista, Daniel Neto, a acupuntura trabalha vários pontos com uma agulha, que leva um recado ao cérebro e determina que o próprio corpo cure a enfermidade.

“Você coloca a agulha em um determinado ponto do corpo, em seguida, esse estímulo vai percorrer o nervo e vai chegar até o sistema nervoso central onde fica o encéfalo e por lá vai estimular determinadas regiões a mandar uma resposta a esse estímulo. Com essa resposta esperada, o organismo começa o processo de auto-cura e auto-recuperação que o animal naturalmente tem no corpo”, explica o médico.

A técnica de acupuntura nos equinos é utilizada para amenizar as dores causadas por lesões, principalmente em cavalos atletas, que após grandes esforços em competições podem sofrem problemas dermatológicos, neurológicos, imunológicos ou reprodutivos.

“É lógico que o foco nos cavalos está mais direcionado ao esporte, e um dos maiores problemas de saúde está relacionado a coluna e musculatura esquelética do animal”, ressalta.

botas

De acordo com o acupunturista, a doença mais comum no cavalo é a laminite.

“É um processo inflamatório degenerativo nas lâminas do casco. Se for descoberto no início e não estiver evoluído pelo corpo todo, pode-se aplicar o tratamento de acupuntura. Podendo ainda intercalar com a medicina integrativa, que usa o lado da medicação com a terapia da acupuntura, ao invés de buscar somente remédios como melhor solução para a vida do animal”, explica Daniel.

Abaixo assista a reportagem completa exibida na TV Quarto de Milha:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-