Afinal, quais pontos avaliar para comprar um trator agrícola?

4 minutos para ler

A escolha dos equipamentos utilizados na execução das atividades rurais deve ser feita de forma consciente. Isso porque alguns itens, como os tratores agrícolas, são amplamente utilizados nas rotinas produtivas.

Quando uma máquina é ineficiente, ou tem problemas de durabilidade — estraga facilmente ou demanda reparos e manutenções constantes, mesmo com todos os cuidados —, pode-se ter problemas com a produtividade, causando prejuízos para o responsável pelas atividades.

Esses problemas geram despesas desnecessárias, que podem comprometer a rentabilidade do negócio. E ninguém quer isso, não é mesmo?

O trator agrícola é um dos itens mais importantes para trabalho rural. Continue lendo e saiba quais são os principais pontos que devem ser avaliados ao realizar a sua aquisição.

Potência

Devido às características do solo brasileiro e sua diversidade, é necessário ter um trator agrícola com potência adequada para os mais diversos tipos de situações, incluindo as mais diferentes atividades. Assim, há uma maior produtividade e economia na realização das funções necessárias.

Este é um dos primeiros itens que devem ser observados ao prospectar esse tipo de maquinário, porque interfere diretamente nas tarefas que o trator executará.

A escolha dependerá dos seguintes fatores:

  • tipo de operação que será realizada;
  • tipo de solo;
  • topografia, entre outros.

Reserva de torque

O torque diz respeito ao produto vetorial da relação entre força e distância. A reserva de torque representa, assim, a capacidade de “elasticidade” do motor no exercício de um trabalho, no momento em que o motor perde rotação, porém ainda consegue passar pelo problema por meio da elevação de torque.

Isso é importante para que você não tenha apenas um motor potente em seu trator, mas sem um torque adequado.

Consumo de combustível

Verificar o consumo de combustível do veículo é fundamental para garantir uma maior economia financeira, sem perder potência na execução do trabalho.

Quanto maior for o consumo, maior será o gasto de manter a máquina em funcionamento. Porém, é importante verificar sempre a relação entre tratores mais econômicos e potência. Afinal, a economia no combustível pode acarretar em máquinas menos potentes e atrapalhar a execução da função a ser realizada pelo trator.

Verifique, portanto, o consumo de litros por hora trabalhada ou por hectare percorrido e encontre o melhor custo/benefício.

Transmissão

Uma boa transmissão (comunicação entre rodas e potência do motor) facilita o trabalho do motorista durante a execução do trabalho agrícola. Por exemplo, ela auxilia na troca de marchas, facilitando este processo. Principalmente com o aumento no número de marchas, ter uma transmissão de excelência torna-se essencial.

Esse aumento é importante, pois permite uma maior variação de velocidade e, consequentemente, uma melhor combinação de velocidade e rotação do motor. O resultado final é uma maior trabalhabilidade do motor, trazendo benefícios para a execução das tarefas.

Sabendo destes pontos para avaliar ao decidir comprar seu trator agrícola, é hora de saber em quais locais poderá prospectar valores do maquinário desejado. Uma das principais formas de fazer isso atualmente é por meio de catálogos online.

Em sites especializados, você poderá encontrar dados sobre as principais características que falamos acima, realizar comparações mais facilmente e decidir pelo melhor modelo.

Acho interessante? Então conheça nosso site e veja não só como encontrar os tratores dentro das necessidades do seu negócio, mas também outros itens importantes para as rotinas do agronegócio.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-