Você sabe quais são os principais cuidados com máquinas agrícolas?

agrícolas
3 minutos para ler

Se você é produtor, sabe o quanto os equipamentos ajudam nas atividades realizadas na fazenda. Ter cuidados com máquinas agrícolas certifica que elas não deixarão você na mão e, ainda, garantem a produção final.

Com o intuito de ajudá-lo a manter seu maquinário em ordem e aumentar cada vez mais a produtividade da sua colheita, separamos alguns cuidados que você precisa ter. Continue a leitura e fique de olho!

1. Leia o manual do fabricante

Um maquinário novo vem acompanhado de um manual, mas muitas pessoas o ignoram. Você é uma delas? Então, saiba que diversas informações que constam no guia podem prevenir problemas.

É nele que estão as especificações técnicas como a checagem do óleo do motor, da pressão e da temperatura. O guia também inclui detalhes do fabricante sobre a duração das peças e quando elas devem ser trocadas, considerando as horas de trabalho realizadas.

maquinário agrícola

2. Esteja atento a ruídos estranhos

Caso a máquina apresente algum barulho, desligue-a. Observe se o evento foi sucedido de fumaça e procure verificar o que está causando esses problemas. Fique atento aos sinais luminosos no painel do equipamento, pois eles podem ajudar na identificação do defeito.

3. Tenha uma oficina de confiança

Enquanto existir a cobertura por meio garantia, leve suas máquinas nas lojas autorizadas. Após o término, veja se ainda é vantajoso financeiramente realizar os serviços nesse local.

Caso opte por outra oficina, essa deve ser de sua confiança. Verifique sempre a reputação do estabelecimento. Para isso, realize uma pesquisa, converse com outros produtores e solicite indicações de lugares qualificados.

4. Realize manutenção preventiva

A manutenção faz parte dos cuidados com as máquinas agrícolas e ajudam a prolongar a vida útil do equipamento. Por isso, realize as trocas de peças seguindo as informações do fabricante.

Tenha funcionários preparados para fazer a checagem diária do filtro de ar, do sistema hidráulico, de arrefecimento e de combustível. Faça também a verificação dos pneus, calibrando-os de forma compatível com as atividades realizadas na propriedade.

5. Limpe as máquinas

Quando as máquinas agrícolas não estiverem sendo utilizadas, realize uma limpeza cuidadosa. Ela permite o bom funcionamento do equipamento e proporciona a economia de combustível. No caso dos tratores, realize a limpeza da grade dianteira — isso evita o superaquecimento.

Com o motor desligado e frio, raspe e, em seguida, lave a poeira que se acumula em algumas áreas, bem como insumos como adubo e sementes. Antes de guardar a máquina, certifique-se de que o motor esteja totalmente seco. De maneira regular, também é uma boa ideia realizar uma limpeza com ar comprimido.

6. Use somente peças originais

Ao realizar a manutenção preventiva e identificar a necessidade de trocar uma peça, escolha aquelas que são originais, que são confiáveis e possuem desempenho superior às genéricas. Optar por produtos similares pode ocasionar danos no equipamento.

Como você pode perceber, os cuidados com máquinas agrícolas são importantes para manter a sua eficiência. Assim, elas dificilmente quebrarão e você ainda aumentará a durabilidade das suas máquinas, evitando que elas causem prejuízo e atrapalhem na produção da fazenda.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e faça com que ele chegue aos seus amigos!

Vestuário Country

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-